Sonic e Birds of Prey provam que o público nunca foi tão poderoso
Lição aprendida: Alterar um filme em resposta aos protestos da Internet pode ser uma estratégia vencedora.
Houve um tempo, não muito tempo atrás, em que Sonic the Hedgehog parecia fadado ao fracasso. O primeiro trailer do filme, lançado em abril passado, foi ridicularizado por sua exibição assustadora do personagem titular; por que, por que, por que ele tinha dentes humanóides tão grandes? É difícil lembrar de outra prévia do filme que causou tanta agitação - pelo menos até a primeira espiada em Cats nos apresentar a todos os horrores da tecnologia digital de peles alguns meses depois.
Mas, diferentemente do diretor de Cats, Tom Hooper, os criadores do Sonic decidiram ouvir seus críticos. A Paramount adiou e reeditou o filme devido à reação da Internet, empurrando-o de seu lançamento original de 8 de novembro de 2019 para 14 de fevereiro de 2020. E, incrivelmente, a aposta valeu a pena. Sonic foi o filme número um nas bilheterias mundiais neste fim de semana, arrecadando US $ 113 milhões, dos quais US $ 70 milhões vieram do público doméstico. É uma grande reviravolta para um filme que estava inicialmente pronto para ser um dos lançamentos mais embaraçosos do ano - e evidência de que, pelo menos às vezes, responder a comentários apaixonados dos fãs após a conclusão de um filme pode acabar valendo a pena.
"Os estúdios estão ouvindo o público [agora], o que acho realmente inteligente", disse o analista de bilheteria Paul Dergarabedian. Eles também estão obtendo o que equivale a pesquisas de mercado gratuitas, graças ao Twitter, Facebook, Instagram e outros canais sociais - redes que permitem que o público faça suas vozes serem ouvidas com mais clareza do que nunca, permitindo que uma indústria tradicionalmente lenta responda a preocupações em algo semelhante ao tempo real.
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Claro, às vezes essas respostas podem ser muito pequenas, muito tarde. Birds of Prey, o spin-off do Esquadrão Suicida, estrelado por Harley Quinn, de Margot Robbie, foi inaugurado em 7 de fevereiro, ganhando US $ 33,25 milhões no mercado interno - um número decepcionante ou perfeitamente bom, dependendo de quem o interpretou. Independentemente disso, ambos os lados podem concordar com uma coisa: o filme provavelmente poderia ter ganhado mais dinheiro se o nome de Harley Quinn estivesse no título.
Evidentemente, a Warner Bros. concordou. O estúdio tentou retconconectar esse problema de SEO na semana seguinte ao filme, incentivando as principais cadeias de teatro AMC e Regal a ajustar a lista on-line do filme para ler Harley Quinn: Birds of Prey - uma jogada muito incomum para um grande lançamento depois que ele já chegou nos cinemas, embora quando procurado para comentar, WB disse V.F. que o título do filme ainda é, oficialmente, Birds of Prey. (Alterar algo tão importante quanto um título após a abertura de um filme seria complicado e caro, como Dergarabedian apontou: "Está em todos os materiais de marketing, em todas as folhas, em todos os pôsteres - em todo lugar").
Hooper tentou uma espécie de truque de retcon semelhante quando Cats finalmente abriu em dezembro, depois de meses de tormento implacável na Internet. Os zombadores ficaram ainda mais altos quando os fãs de olhos de águia perceberam que uma cena do filme acabado não havia transformado a mão humana de Judi Dench na pata de um gato. A Universal recorreu à alteração digital e ao relançamento do filme com “efeitos visuais aprimorados” - algo inédito no cinema.
Infelizmente, a repetição não foi suficiente para salvar Cats de fracassar nas bilheterias, ser destruído por críticos e potencialmente colocar Hooper na prisão do diretor. Enquanto isso, a Birds of Prey foi transportada por caminhão no segundo fim de semana, elevando sua renda mundial a US $ 145 milhões. Caiu 48% em seu segundo passeio, o que não é desastroso nem positivo; Em comparação, Suicide Squad, uma bomba crítica, mas um grande sucesso de bilheteria, caiu 67% em seu segundo final de semana, enquanto Avengers: Endgame, o maior filme de super-heróis de 2019, caiu 59%.
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